quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

“Eis que estou a porta e bato”

O Perigo de se colocar Cristo para fora de sua igreja ou vida

A cena é muito curiosa: o construtor e proprietário de uma casa do lado de fora pedindo para entrar. Estranho, afinal ela o pertence. Alguém que compra uma casa tem o direito de entrar nela.... Organizá-la do jeito que quer, isso não lhe parece justo? Criar as normas que mais lhe pareçam corretas, isso não lhe parece justo? Colocar os empregados para trabalhar segundo sua escolha, isso não lhe parece justo? Sem dúvida isso é justo. Afinal ele é o dono.

Mas quando pensamos na igreja quem é o seu dono? Claro Jesus, todos nós dizemos. Mas por que então sua vontade é tão discutida, seus princípios tidos como coisa daquele tempo tendo em vista que os dias são outros?

A Igreja de Laodicéia (em Apocalípse 3.14-22) ,uma antiga igreja da Ásia no primeiro século, foi advertida e acusada pelo Senhor Jesus de deixá-lo do lado de fora. Imagine, Jesus colocado pra fora da sua própria igreja! Claro que isso muitas vezes acontece de forma inconsciente. Mas acontece mais do que queremos reconhecer.

Isso aconteceu quando a igreja, ou o indivíduo, se torna morno , portanto, impróprio para a missão a que foi chamada:
v.15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente!... porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca.

Quando o cristão começa a ter uma visão de si muito diferente da que Deus tem dele  porque não quer ou não pode enxergar seu verdadeiro estado:
v.17 Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Afinal a opinião de quem importa?

Jesus aconselha a que se busque a visão de Deus para nossa vida. Mas, não fazer isso é enganar-se e traz sofrimentos:
v.18 aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas .

Talvez esse seja o motivo porque a presença de Jesus não é notada por vários, mesmo na igreja. Talvez verdadeiramente Ele esteja sendo colocado do lado de fora das vidas e famílias de muita gente. Até mesmo de alguns que não notam a Sua presença.

Convíde-o a que entre em sua vida. Uma religião vazia da Sua presença é mera religiosidade. A presença de Cristo na vida daqueles que se submetem a ele traz consolo, paz, segurança, amor e perdão. Em suas palavras Jesus Cristo disse:
Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. (Mateus 11.28)

Adison Toledo

Nenhum comentário: